Dicas para agradar um amigo vegano
Todo mundo tem um amigo vegano e ou conhece alguém que não consome produtos de origem animal. Não são todas pessoas que conseguem conquistar ou agradar o amigo, que muitas vezes, fica de fora do rolê por não comer o mesmo tipo de alimento. Para você que quer agradar o crush, amigo, alguém da família ou indicar para alguém que está com dificuldades em agradar um vegano, aí vão as dicas:
DÊ FLORES, DE PREFERÊNCIA GIRASSÓIS
E claro, não poderia faltar um lindo ato de romantismo: flores! Mas calma, se você não sabe qual a flor preferida da pessoa, aposte em um belo girassol. Essa flor é o símbolo de uma das sociedades veganas mais antigas, conhecida como The Vegan Society, que fundou o termo “vegano” no ano de 1994. Por conta disso, o girassol é considerado mundo afora como o símbolo do veganismo (Gif de um girassol dançando).
NADA MELHOR QUE CONQUISTAR COM COMIDA
Muitas pessoas pensam que comida vegana não é sinônimo de “não tem comida gostosa”, pelo contrário. Quando se fala em saciar a fome há inúmeras opções de quitutes veganos. Nós separamos a receita de um salgado de encher a boca d’água. É a coxinha de inhame assada e sem glúten. Lápis de papel na mão para anotar essa receita. (Gif de um ratinho comendo morango).
Ingredientes
1 kg de inhame (pode ser batata-doce ou aipim).
Suco de meio limão.
1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz.
1 xícara de água.
3 colheres (chá) de sal.
2 colheres de sopa de azeite.
Amaranto em flocos para enrolar (pode ser quinoa em flocos ou farinha de linhaça dourada).
Para recheio c/ brócolis:
1 xícara de brócolis picado.
½ xícara de tofu picado.
½ xícara de alho poro.
1 colher de sopa de azeite de oliva.
Sal e pimenta do reino a gosto.
- Refogue o alho poró no azeite. Em seguida, adicione o alho poró e o tofu.
Modo de preparo
Coloque 1 xícara de farinha de arroz e a água na panela. Mexa bem, tampe e deixe.
Cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, até formar uma pasta. Reserve.
Corte o inhame em fatias e coloque de molho em água com limão para tirar um pouco a “baba”. Descasque as fatias, passe para uma panela e cubra com água. Cozinhe até ficar macio.
Escorra a água e volte a panela no fogo para que fique bem sequinho. Amasse o inhame e adicione o sal e o azeite.
Em uma tigela, misture o inhame amassado com a pasta de arroz e misture com as mãos.
Se preferir, bata no processador até formar uma massa modelável.
Ela fica meio grudenta mesmo, caso seja impossível de modelar, adicione a 1/2 xícara de farinha de arroz até dar o ponto.
QUE TAL UM FILME?
E depois do jantar, que tal assistir um filminho? A dica, nesse caso, é "Okja". O filme é dirigido pelo renomado cineasta Bong Joon-ho e conta a história de uma garotinha que desenvolve uma amizade com um super porco produzido em laboratório. O trama gira em torno da protagonista que quer salvar seu amigo de ser morto por seus criadores e vendido em açogues. O filme traz uma mensagem que se encaixa perfeitamente com a ideologia vegana: a de que matar animais para consumo é algo errado. Além disso, o filme é super divertido e não vai entreter só quem não come carne.